Portas Pantográficas

Conheça nossas Portas Pantográficas

As Portas Pantográficas são confeccionadas em aço (Perfil U de 2mm espess.) e utilizadas para fechamentos e/ou aumento da segurança em ambientes comerciais e residenciais.

Obs.: Quando recolhida (aberta) a pantográfica ocupará cerca de 25% do vão.

Opcional: Pintura de acabamento eletrostática (diversas cores) e/ou galvanização eletrolítica (banho contra ferrugem).

O que é uma porta pantográfica?

A porta pantográfica é um tipo de grade ou porta que se diferem de uma grade comum porque pode ser fechada ou aberta sempre que necessário, para liberar passagem ou mesmo mostrar alguma paisagem. Comumente as portas pantográficas são fabricadas sob medida para uma abertura específica que necessita de proteção e possuem uma armação de ferro em formato xadrez, variando em tamanhos e até mesmo cores. Possuem um trilho superior e um inferior e são bem mais pesadas e complexas que as grades fixas, pois são bem menos vulneráveis a arrombamentos. Devido a sua estrutura, as portas pantográficas fazem um ruído relativamente alto ao serem dobradas ou esticadas, sendo esse um dos pontos importantes sobre portas com boa qualidade e segurança, porque servem de aviso para indicar aos passageiros que a ela está fechada e que a área está segura. O material utilizado para fazer portas pantográficas deve ser bastante resistente e de ótima qualidade, afinal, a sua principal função é oferecer segurança. As portas pantográficas, que também podem ser uma variação das portas sanfonadas são indicadas para espaços projetados em tamanho menor. O objetivo das portas pantográficas é otimizar o espaço e oferecer o máximo de conforto aos moradores ou frequentadores do local.

Quais são os locais que se pode utilizar portas pantográficas?

Produzidas por uma serralheira ou empresas que manuseiam ferro e aço, as portas pantográficas são utilizadas em aberturas para liberar passagem ou permitir a vista de um local específico devido ao seu formato xadrez. Isso pode ser feito tanto em janelas como em portas e é muito utilizado em locais de comércio e em prédios residenciais, protegendo sem obstruir o campo de visão de quem está no ambiente e necessita ter acesso a alguém ou a alguma coisa que chega por ali. Os elevadores também são locais em que as portas pantográficas são muito bem-vindas; muito comum em prédios mais antigos, os elevadores recebiam a proteção das grades de ferro dobradiças na frente da porta. Antes de haver tecnologia para portas automáticas que só abrem no andar correto, havia um risco muito grande de acidentes caso não se verificasse que estavam no andar correto ou se entrassem rapidamente sem perceber se o elevador estava presente ou não, podendo acontecer alguma tragédia. As grades ficavam entre a pessoa e o elevador e, para entrar, primeiro era preciso abrir a porta pantográfica dando tempo para certificar se estava tudo funcionando com segurança. Importante relembrar que todas as grades ou portas pantográficas são feitas sob medida e por isso você pode usá-las de acordo com a sua vontade e gosto.
Podendo dividir ambientes, ou também ser utilizada em elevadores, as portas pantográficas abrem e fecham para o lado, o que evita o uso de espaço extra, seja para frente ou para trás, como as portas comuns exigem. As portas pantográficas especificamente falando, são confeccionadas em aço, visto que visam aumentar a segurança dos ambientes, sejam eles comerciais ou residenciais.

Quais os benefícios de se ter uma porta pantográfica?

O peso e a complexidade das portas pantográficas são os principais fatores que aumentam a segurança e dificultam as tentativas de invasão ou arrombamento. O fato das portas emitirem ruídos altos não servem apenas para indicar a entrada e saída de pessoas, eles podem inibir eventuais tentativas de invasões na área que deve ser protegida e servir de alerta para quem estiver no ambiente podendo pensar em como reagir para se proteger ou defender a propriedade (principalmente no período noturno). As portas pantográficas aumentam a segurança da sua propriedade e atendem facilmente a diversos tipos de necessidade! É importante se atentar durante a instalação das portas pantográficas, pois os trilhos costumam variar de acordo com alguns modelos de portas, e qualquer instalação indevida pode comprometer o deslize de sua porta pantográfica. Vale lembrar que se o seu objetivo é isolamento acústico e/ou isolamento térmico, as portas pantográficas não são as mais indicadas, visto que são formadas por grades, e não possuem bloqueios, seja de som ou de vento. Fique atento. Se você identificou a necessidade de obter uma porta pantográfica em seu prédio ou estabelecimento, procure a Portas de Aço Forte.

P-01

P-02

P-03

P-04

P-05

P-06

P-07

P-08

P-09

P-10

P-11

P-12

P-13

P-14

P-15

P-16

P-17

P-18

CORES

Produtos com GARANTIA, fabricados sob medida e de acordo com a solicitação e necessidade de cada cliente.